Pesquisa prevê queda de 23% de brasileiros para EUA

12/06/2017

O Departamento de Turismo dos Estados Unidos ainda não temos números finalizados de visitantes que estiveram no país em 2016. É prevista uma queda pequena no número de turistas, um pouco maior que a diminuição de gastos deixados por eles, que foi de apenas 0,1% (total de US$ 245 bilhões, com maior diminuição, cerca de 6%, na receita com passagens aéreas). Até setembro de 2016, o Brasil enviou 25% menos turistas para os Estados Unidos e deve ter fechado o ano entre 23% e 26% de queda, com pouco mais de 1,7 milhão de turistas enviados. Em gastos, o Brasil caiu 19% no ano e somou US$ 11,6 bilhões, ficando na sétima colocação dos visitantes que mais deixam receita nos EUA.

A US Travel Association, presidida por Roger Dow, divulgou um estudo encomendado à Oxford Economics, que aponta uma queda de 0,1% para 2017 no total de visitantes estrangeiros nos Estados Unidos. A maior queda seria do Brasil, com 23%. Outros mercados também cairão este ano, segundo a previsão, mas bem menos, como o México (menos 4% de turistas), Reino Unido (6,1% de decréscimo), Irlanda (-1,5%), Espanha (-2,4%), Holanda (-2,4%), Austrália (-0,7%) e Oriente Médio em geral (-4,7%). Mercados promissores e já gigantes para os Estados Unidos, China e Índia devem crescer 8% cada.

Alguns consideram a estimativa conservadora para a queda geral (que seria de mais de 0,1%) e muito exagerada para o Brasil, que respond erápido à melhora da economia, pelo menos em termos de viagens.

 

Fonte: Panrotas

Compartilhe