Número de bagagens extraviadas caiu pela metade desde 2007

03/04/2017

O número de bagagens extraviadas pelas companhias aéreas vem sendo reduzido a cada ano, e atingiu o menor patamar histórico em 2015, de acordo com dados do World Tracer, sistema global de rastreamento da Sita, revelados no ano passado. A redução registrada foi de 10,5% em relação a 2014, sendo 6,5 malas extraviadas a cada mil passageiros - o menor índice já registrado.

Desde 2007 houve uma redução de 50,7% no número de bagagens extraviadas, o que representa economia global de US$ 22,4 bilhões. Um dos fatores que mais têm contribuído para esta redução é a implantação de novas tecnologias em aeroportos, além de aplicativos lançados por companhias aéreas, os quais conseguem rastrear em tempo real o destino das bagagens.

Esta será, inclusive, uma tendência para próximos três anos e está em de acordo com a Resolução 753 da Iata, cuja adoção está prevista para junho de 2018 e exige que cada companhia aérea rastreie a posição de cada volume na aeronave, nas áreas de desembarque e também nos sistemas de conexão. As informações de rastreamento serão transmitidas a todos os envolvidos no processo de entrega das bagagens ao passageiro em seu destino final.

“Para o passageiro, a possibilidade de rastrear suas bagagens, da mesma forma que é feito com uma encomenda dos correios, contribuirá para aliviar o estresse na hora de aguardar sua mala na esteira de restituição. Além disso, permitirá que ele tome medidas no caso de as bagagens atrasarem. Para as companhias aéreas e parceiros do setor, o compartilhamento de informações criará oportunidades para agir de forma proativa na solução de atrasos na entrega de bagagens ou cancelamento de voos. E, finalmente, contribuirá para reduzir ainda mais os custos com bagagens extraviadas”, afirma o CEO da Sita, Francesco Violante.

É importante observar que a redução do número de bagagens extraviadas se dá em um cenário no qual o número de passageiros cresce a cada dia: entre 2014 e 2015, houve aumento de 7% no número de passageiros ao redor do mundo, passando de 3,3 bilhões para 3,5 bilhões, de acordo com dados da Iata.

 

Fonte: Panrotas

Compartilhe