Inadimplência das empresas brasileiras cai 1,5%

02/08/2017

A inadimplência das empresas brasileiras caiu 1,5% no acumulado de julho do ano passado a julho deste ano, diante dos quatro trimestres antecedentes. O levantamento da Boa Vista SCPC é um somatório dos principais mecanismos de apontamento de inadimplência empresarial, como cheques devolvidos, títulos protestados e registros de débitos realizados na base do SCPC.

O indicador caiu 2,5% na análise interanual contra o mesmo trimestre do ano anterior, acumulando 2,7% de retração no semestre, mantida a base de comparação. Já na comparação com o primeiro trimestre de 2017 houve queda de 2,8%, considerando os dados dessazonalizados.

"Após praticamente três anos de elevações, o fluxo de inadimplência das empresas a partir do segundo trimestre 2016 entrou em desaceleração devido ao movimento de restrição de crédito por parte dos concedentes, tendo como consequência amenização dos fluxos de inadimplência na análise de longo prazo (acumulados em quatro trimestres)", avalia o estudo da Boa Vista SCPC. "Para os próximos trimestres espera-se a manutenção dos baixos níveis de inadimplência, uma vez que a retomada da atividade econômica, menor inflação e diminuição dos juros deverão proporcionar um cenário mais favorável para o ambiente empresarial."

 

Fonte: Panrotas

 

Compartilhe