Em 10 anos, aviação irá precisar de 255 mil novos pilotos

06/07/2017

A aviação comercial cresce e, com isso, indústrias inerentes a ela necessitam de ajustes, seja com aeroportos anunciando expansões ou com companhias fechando acordos com fabricantes de aeronaves. Tais notícias surgem com frequência praticamente semanal, porém, uma dessas facetas é pouco comentada: a da demanda por pilotos.

A CAE é uma empresa especializada no treinamento de pilotos que divulgou recentemente um estudo sobre a demanda da aviação comercial para os próximos dez anos. Utilizando dados de crescimento das aéreas, projeções de aposentadorias e tendências do mercado, o relatório afirma que até 2027 serão necessários mais 255 mil comandantes de aeronaves.

Para chegar a esse dado, a CAE usou três dados principais: o número de passageiros em viagens (+1,6 bilhão entre 2017 e 2027), cidades conectadas em voos diretos (+7 mil) e aeronaves comerciais em atividade (+12 mil). Soma-se a eles ainda o número de aposentadorias (105 mil).

O número, segundo o documento, é maior que em qualquer outra década na aviação comercial. Segundo a CAE, 180 mil primeiros oficiais precisariam se tornar comandantes de aeronaves e mais: 50% dos pilotos que estarão no ar daqui dez anos ainda nem começaram seus treinamentos.

O presidente do grupo CAE, Nick Leontidis, afirma que “a indústria da aviação precisará de 70 novos pilotos por dia nos próximos dez anos para alcançar a demanda global”. “Essa demanda recorde irá desafiar os atuais canais de recrutamento de pilotos e programas de desenvolvimento. Novos e inovadores sistemas de programas e planos de carreira serão necessários para atingir os, sempre em evolução, padrões de segurança, competência e eficiência”, concluiu.

 

Fonte: Panrotas

Compartilhe